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Vitrines: estratégia para aumentar as vendas

Atualmente, uma boa parte dos consumidores prefere fazer suas compras pela internet. No entanto, se os clientes estão na porta da sua loja, é porque buscam por uma melhor experiência de compra, algo que a internet não pode propiciar – e ela começa pela vitrine, uma ferramenta importante para aumentar as vendas.

A primeira impressão conta muito na hora da compra. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar em até 40% as vendas de uma loja.

Independentemente do tamanho e dos tipos de vitrine, elas são a porta de entrada para o seu estabelecimento. Este é o primeiro local que o consumidor olha quando está disposto a comprar um determinado produto nas lojas.

Cada vez mais, o comércio varejista tem se especializado em estratégias para decorar suas vitrines. Inclusive, uma gama de profissionais especializados passou a trabalhar neste processo, como designers, arquitetos, cenógrafos e vitrinistas.

Para ajudá-lo na decoração de sua vitrine, no post de hoje, listamos algumas estratégias para ajudar a aumentar as vendas de seus produtos. Confira!

6 estratégias para que sua vitrine ajude a aumentar as vendas em seu negócio

#1 Criatividade

Fuja do senso comum e use objetos criativos para expor seus produtos. Dependendo do tema da campanha, a música pode ser uma boa inspiração. Você pode utilizar, por exemplo, instrumentos musicais clássicos, elementos do punk ou rock, ou fazer uma homenagem a um determinado artista.

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Utilizar manequins dinâmicos também pode transmitir um estilo inovador para sua vitrine. Além de peças articuladas, experimente usar adesivos que simulam expressões nos manequins.

Objetos suspensos, além de liberar o piso do espaço, podem instigar formas mais criativas para mudar o layout da sua vitrine.

Ao invés de cartazes padrão, experimente utilizar móbiles, por exemplo, para instigar a atenção de seu cliente.

#2 Texturas

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O uso de uma padronização de texturas, por meio da repetição de um elemento pela vitrine, pode ajudar a chamar a atenção do potencial comprador. Um aspecto liso, macio ou brilhante auxilia a evidenciar os seus produtos.

Tecidos, penas, troncos, pedras, grama: vale tudo o que sua criatividade permitir para fazer um cenário diferenciado, que atraia o olhar de seu cliente e que ajude a aumentar as vendas. É possível, ainda, reaproveitar esses objetos mudando apenas o contexto ou o tema.

#3 Iluminação

A vitrine deve ser sempre bem iluminada para que as pessoas consigam ver os detalhes do seu produto. Neons, abajures e outros tipos de iluminação dão um toque criativo ao espaço de exposição.

Os focos de luz também podem ser direcionados para dar maior destaque a um produto ou para valorizar a composição da decoração. Seja qual for a temática, o objetivo da iluminação é sempre despertar a atenção dos clientes.

#4 Menos é mais

Tenha cuidado com a poluição visual da sua vitrine. Uma loja lotada de cartazes e manequins não funciona mais. O segredo é mostrar apenas a informação mais relevante, e que vai instigar a pessoa a querer entrar em sua loja.

Evite, também, colocar toda a sua linha de produtos da coleção na vitrine. Mostre apenas as suas principais peças e estimule a criatividade do consumidor para conhecer outros itens relacionados.

#5 Calendário

A arte do vitrinismo exige que ocorra regularmente uma renovação desse espaço de exposição. Mas, lembre-se de não fazer as mudanças em horário comercial – esse amadorismo pode afastar seus consumidores.

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Também é preciso ter atenção às datas comemorativas e destacar na vitrine os pontos fortes de cada estação do ano. A decoração da loja precisa seguir o ritmo de cada estação, com personalidade, classe e estilo. Quanto às datas, Carnaval, Dia das Mães, Natal, Réveillon e a chegada do verão são alguns marcos que podem inspirar uma decoração especial para ajudar a aumentar as vendas.

#6 Estoque

Imagine a cena: você empregou tempo e recursos financeiros para criar uma vitrine incrível. O espaço, de fato, atraiu pessoas para sua loja, mas, chegando lá, o produto que estava em destaque na vitrine e que interessou seus clientes está fora de catálogo ou em falta no estoque.

Infelizmente, essa é uma situação bastante comum. Além de perder a venda, o lojista pode, ainda, perder o cliente, que, insatisfeito, buscará a concorrência.

Evite esse cenário e lembre-se de sempre consultar seu estoque antes de montar uma vitrine. Coloque nesse espaço nobre os produtos que precisam aumentar o giro, assim, você garante uma boa experiência para seu cliente e consegue, realmente, utilizar sua vitrine para aumentar as vendas.

Seu estabelecimento já utiliza vitrines para aumentar as vendas? Continue acompanhando nosso blog e deixe seu comentário!

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