painéis de tecido

Painéis de tecido: saiba tudo sobre a maior tendência do mercado em 2017

Ignorar a importância da comunicação visual significa fechar as portas para as oportunidades que o mercado oferece. Existem empresários que consideram os investimentos em marketing muito altos para o retorno que eles recebem no curto prazo. No entanto, é preciso entender que é no médio e longo prazo que os investimentos são, de fato, revertidos em lucro. Este é um dos principais argumentos que um profissional da comunicação visual deve utilizar para defender seu trabalho.

É preciso mostrar que uma identidade visual bem feita passa credibilidade para os consumidores, fazendo uma marca ser lembrada com mais facilidade e tornando o negócio uma referência no segmento. E, tão importante quanto a identidade da marca é a divulgação estratégica dos seus produtos e serviços, seguindo as tendências do mercado e as demandas do seu público-alvo.

Entre tantas estratégias de comunicação visual, uma opção barata e que tem sido utilizada por muitas empresas são os painéis de tecido, também conhecidos como banners de tecido. Sua versatilidade permite customizar a decoração de qualquer ponto de venda ou stand, tanto é que eles são a grande tendência para 2017.

A seguir, saiba mais sobre os painéis de tecido e conheça as vantagens que sua utilização pode trazer para os negócios.

O que são os painéis de tecido?

Os painéis de tecido são excelentes opções para divulgar produtos, serviços e informações do seu negócio. Alguns modelos são feitos no formato vertical e dispõem de pés, o que evita a necessidade de instalação ou furos nas paredes. Normalmente, o tecido é fixado em estruturas de alumínio, que são mais leves, resistentes e duráveis do que outros modelos feitos com materiais como madeira ou aço.

As imagens são impressas digitalmente no tecido pelo método de sublimação, um processo diferente da serigrafia convencional. Nesse sistema, a imagem é impressa em um papel especial e colocado sobre o tecido.

Utilizando uma máquina de transferência, o papel e o tecido são expostos à alta temperatura e pressão (sublimação), garantindo as impressões no material. O processo garante qualidade quase fotográfica, com alta resolução da imagem impressa.

O tecido utilizado precisa ter 100% de poliéster em sua composição, podendo ser de Microfibra, Oxford, Voil ou Cetim. Cada um tem suas próprias características e aplicações.

Enquanto a Microfibra é caracterizada pela qualidade de suas cores, o Oxford é mais leve, o Voil é indicado para efeitos de transparência e o Cetim para aumentar o brilho da mensagem impressa. Também existem os tecidos considerados ecológicos, feitos a partir de garrafas pet recicladas.

Vantagens dos painéis de tecido

Conheça, a seguir, as principais vantagens de adotar os painéis de tecido na comunicação visual do seu ponto de venda.

Não há limite de tamanho

Para painéis com formatos grandes e que excedem os limites da largura do tecido, pode ser utilizada uma costura especial que deixa emendas quase imperceptíveis.

Sem brilho

Em ambientes iluminados, como pontos de vendas ou stands, o tecido não reflete a luz, o que poderia deixar parte da sua mensagem ofuscada pelo brilho da iluminação local.

Não deforma

Diferentemente dos antigos painéis feitos com lona, os de tecido não deformam com o tempo, garantindo economia ao longo prazo para o empresário. O tecido também não apresenta vincos, não amassa e pode ser lavado sem perder a qualidade de sua impressão.

Não retém água

O tecido de poliéster tem um grau de absorção da água muito baixo, em torno de 0,5%. Ele não molha como qualquer outro material, e mesmo aconteça, tem a capacidade de secar muito rapidamente, além de boa resistência à abrasão e aos solventes orgânicos.

Isolamento acústico

O tecido pode ser um bom produto para absorção acústica de ambientes, principalmente para aqueles locais com grande fluxo de pessoas. Quanto mais painéis de tecido utilizar no seu ponto de venda, mais facilmente o som será dissipado.

E você, utiliza os painéis em tecido em sua comunicação visual? Já conhecia essa grande tendência? Continue acompanhando nosso blog e deixe suas mensagens nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *