Nenhuma área cresceu tanto quanto o Marketing nos últimos anos. Antes considerado um setor dispensável por boa parte das empresas, o Marketing, hoje, é tido como estratégia essencial para que muitos negócios consigam se destacar e crescer no seu mercado.
Ele se divide em várias especialidades, sendo executado de maneiras completamente diferentes nos mais diversos negócios no mercado brasileiro. Um desses exemplos é o trade marketing, muito comum nas áreas de varejo e outros campos de comércio. Confira mais sobre essa especialidade.
Trade Marketing: o que é isso?
O Trade Marketing é, essencialmente, o Marketing utilizado pela indústria de consumo para trabalhar melhor o canal de distribuição de um determinado produto. Trocando em miúdos, ele é o conjunto de estratégias utilizado para auxiliar na divulgação de um produto específico por uma empresa de varejo ou comércio.
Exatamente por esse motivo, dizemos que o trade marketing é uma estratégia de relacionamento com as marcas que uma determinada empresa vai distribuir, tendo como foco sempre o consumidor ou cliente final.
Para facilitar a compreensão desse estilo de marketing, basta lembrar que a palavra “trade”, em inglês, significa troca, portanto, uma possível troca realizada entre dois comércios diferentes.
Exemplos de ações trade marketing
Ações de trade marketing têm como foco aumentar a divulgação de um determinado produto em um comércio. Por isso, aquelas que influenciam na embalagem do produto, na apresentação de seus benefícios e características, e até mesmo nas estratégias de logística se encaixam nessa estratégia.
O profissional de trade marketing pensa, portanto, na melhor maneira de apresentar seu produto em lojas e estabelecimentos, de forma a aumentar sua lucratividade e venda. Esse trabalho é feito em conjunto com o marketing do varejista ou comerciante.
Como o trade marketing ajuda o negócio?
Apesar de estar bastante relacionado com empresas de alimentação, produtos de limpeza e até eletrônicos, o trade marketing é uma estratégia essencial para qualquer negócio que trabalha com a comercialização de seu produto final em parceria com outra empresa.
E se engana quem pensa que ele só pode ser realizado em locais de comércio óbvio, como lojas e supermercados. Atualmente, sabe-se que o trade marketing também pode ser trabalhado em outros ambientes de grande fluxo de pessoas, como estacionamentos, congressos, shoppings, postos de gasolina, grandes eventos e feiras.
Para poder se destacar nesses ambientes, é essencial estar atento aos materiais de divulgação utilizados para apresentar seu produto ao cliente, avaliando não somente sua cor e características principais, como também os locais onde eles são expostos. Estruturas, como balcões PDV, podem ser alternativas simples e eficientes para a realização do trade marketing para o seu negócio, visto que elas ajudam na exposição de produtos e serviços – o importante é chegar o mais próximo possível de chamar a atenção do seu cliente.
Você conhecia o trade marketing? Já realizou alguma ação como as descritas acima no seu negócio? Quais foram os resultados observados na aplicação dessa técnica? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências sobre o assunto!