Garantir um volume de vendas satisfatório para se manter no mercado é um dos principais objetivos de empresários e vendedores, especialmente nesse momento de crise. Alavancar as vendas também é fundamental para o crescimento dos negócios. Por isso, o grande desafio das marcas é encontrar a melhor maneira de aumentar suas vendas, sem comprometer a satisfação dos seus clientes.
Para quem trabalha no ramo da alimentação, o balcão de degustação pode ser uma importante ferramenta para aumentar suas vendas de maneira saudável e segura. Já em outros ramos de atividade, encontrar formas criativas dos clientes experimentarem o produto pode ser uma forma de se destacar. Nesse post, explicamos um pouco mais sobre o poder de ações de degustação para aumentar as vendas!
A exposição pode aumentar a tentação do cliente em provar
Você sabia que mais de 80% dos clientes se sentem tentados a provar um produto que está exposto em um balcão de degustação? Somente esse dado já é capaz de mostrar a força que esse tipo de estratégia tem no que diz respeito ao aumento das vendas.
Se 80% estão mais propensos a provar e conhecer o que você tem a oferecer, é claro que um volume maior de pessoas pode estar mais próximo de comprar o seu produto. Não importa se você trabalha com um ingrediente principal de uma receita, ou se é responsável pelo recipiente que apresenta um determinado prato: a proximidade que o balcão de degustação oferece para o interessado naquela cortesia é o que realmente faz a diferença nos seus resultados.
Use o balcão em locais estratégicos
Ter apenas um balcão de degustação para aumentar as vendas não basta. É preciso, também, pensar em uma boa estratégia de utilização desse material para o seu negócio. Lembre-se, primeiramente, que o balcão deve estar sempre próximo do produto a ser comercializado, para que o cliente possa alcançá-lo rapidamente após testá-lo.
É importante que o balcão ofereça fácil acesso ao cliente e, principalmente, conforto para ele no momento em que vai degustar um produto. De maneira geral, a ideia é que toda a experiência, desde o primeiro contato visual até o momento final da degustação, seja agradável e extremamente convincente para que o cliente se sinta interessado em comprar o produto.
Alternativa que pode ser usada em qualquer grupo de clientes
Crianças, adultos, idosos, homens e mulheres. Não importa qual é o tipo de cliente que você pretende atrair com o uso do balcão de degustação. Aplicado de forma correta, ele é capaz de atingir a qualquer grupo de pessoas de maneira eficiente. Se o produto é de interesse de determinada pessoa, naturalmente ela vai se aproveitar dessa ação para fazer o seu teste pessoal.
Com a estratégia certa, posicionamento correto e um produto irresistível, o balcão de degustação pode ser a aposta que você estava precisando para acelerar suas vendas. Qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixe nos comentários!