Hoje, o comércio varejista enfrenta um novo tipo de competição: pela decoração. São bastante conhecidos os famosos 4Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção), entretanto, nos últimos anos, essa fórmula tem sido mais refinada, tornando o ambiente físico de uma loja em um elemento ainda mais estratégico para qualquer negócio, independentemente do segmento da empresa.
Com o avanço do e-commerce, as lojas físicas estão tendo que se reinventar para atrair esses clientes, cada vez mais conectados e exigentes, em um ambiente altamente competitivo.
Ao criar um bom design na decoração do ponto de venda, o varejista está apostando na melhoria da satisfação e da experiência do seu consumidor, se diferenciando da concorrência e promovendo um saldo positivo em suas vendas.
As cores, os materiais e as texturas das lojas ou estandes podem ser aperfeiçoados com um projeto simples de design de interiores. No entanto, muito mais do que decorar, a atualização dessa decoração também é fundamental.
Os negócios de sucesso são aqueles que estão apostando em mudanças pontuais e constantes em suas decorações, oferecendo aos seus clientes regulares uma experiência de encontrar um novo ambiente a cada visita, que os encantando e fideliza.
Para ajudá-lo com ideias para a decoração do seu ponto de venda, no artigo de hoje, listamos algumas estratégias que podem destacar sua marca no ambiente e fazer aumentar suas vendas. Confira!
Como destacar sua marca com decoração e marketing em seu ambiente
1. Utilizando madeira e pedra
Apostar na integração entre a madeira e a pedra tem sido uma tendência no varejo. Esses materiais trazem um pouco da natureza para sua loja, podendo criar um efeito calmante em seus clientes, principalmente se ela está localizada em um ambiente urbano tumultuado. Um piso com painéis de madeira escura e camadas de pedra áspera podem promover um impacto positivo no humor do seu cliente e destacar sua marca da concorrência.
2. Apostando em uma decoração estilo vintage
O estilo vintage é uma das tendências mais fortes na moda, decoração, turismo e em diversos outros segmentos. Você pode mudar o visual da sua loja adicionando pequenos detalhes na decoração que remetem a décadas passadas, por exemplo. Experimente se inspirar nos desenhos dos anos 1920, 1950 ou 1970, por exemplo, para criar um toque pessoal e retrô ao seu ponto de venda. A intenção é marcar a memória dos seus clientes e levá-los de volta para uma época saudosa, criando um ambiente mais intimista. Assim, sua marca será destacada por adicionar esse valor à experiência do cliente, que, facilmente, vai recordá-la e retornar à sua loja.
3. Apostando em painéis de tecido
Os banners de tecido, também conhecidos como painéis em tecido, estão sendo cada vez mais utilizados pela beleza da sua impressão e, também, pelo ar de sofisticação que dão ao ambiente.
Eles podem ser utilizados, ainda, como um painel decorativo para fundo de vitrines, na ambientação de eventos ou mesmo como uma forma de apresentar suas ações de marketing, ajudando a destacar sua marca e a decorar de forma mais prática e moderna o seu estabelecimento.
4. Utilizando adesivos
Os adesivos, normalmente, são aplicados em balcões, paredes, painéis e até mesmo no chão. Eles podem ser uma solução acessível e rápida para modificar a decoração da sua loja com mais agilidade.
Os modelos perfurados também podem ser utilizados como recursos para separar ambientes de sua loja ou mesmo compor a decoração das vitrines.
5. Escolhendo as mobílias certas
Para sua loja ou stand, escolha móveis que apresentem um meio termo entre design e ergonomia. Além do conforto, essa combinação tem um forte apelo visual, podendo ser utilizada na maioria das configurações do varejo.
Se sua loja vende sapatos, por exemplo, faça um teste e veja se é confortável experimentar um novo par de sapatos em cada móvel pretendido. Assim, você adicionará funcionalidade à decoração e à experiência de seu cliente!
6. Adotando totens como recursos de marketing
Normalmente fabricado no tamanho de uma pessoa adulta, os totens podem ser recursos diferentes e modernos para destacar os seus produtos e a sua marca, além de ajudar a compor a decoração do seu estabelecimento.
Alguns modelos, inclusive, permitem que o consumidor carregue o seu celular em um totem, uma comodidade que pode ser bem vista por seus visitantes e, ainda, ajudar a destacar sua marca de uma forma funcional e moderna.
7. Valorizando a cultura local
Leve o conceito da cultura local para dentro de sua loja. Inspire-se na história, em costumes e em artistas da região e adote alguns desses elementos na sua decoração e estratégia de marketing. Esse reconhecimento e valorização regional vão ser vistos com simpatia pelos consumidores locais, que associarão a marca com sua cultura, a destacando dos demais concorrentes que cultivam uma relação mais distante e impessoal.
E você, quais recursos têm utilizado para melhorar a decoração do seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog!