carregando

Projeto de iluminação: dicas de como fazer com painel de tecido tensionado luminoso

Separamos algumas dicas para você, arquiteto, incrementar seu projeto de iluminação.

A analogia pode até não parecer corriqueira, mas assim como na fotografia, a iluminação na arquitetura também faz toda a diferença. Na produção fotográfica, a luz interfere diretamente na qualidade da imagem. Já nos projetos arquitetônicos, em como as pessoas vão perceber os ambientes e todo o conjunto da obra, valorizando os volumes e dividindo os ambientes.

Pense assim, os painéis de tecido tensionado luminoso, nos projetos de iluminação, fazem a vez da “luz de janela” da fotografia. Tem a função de modificar luz, trazendo um aspecto natural aos ambientes.

Entendendo a importância da iluminação no seu projeto, separamos algumas dicas de como utilizar os painéis luminosos para favorecer os detalhes das suas obras. Confira a seguir!

 

Painéis luminosos

Perfis de alumínio, leds e tecido backlight . Essa é a magia dos painéis luminosos.

O Alumilight – como chamamos por aqui –, alia alta tecnologia e design moderno para tornar seu projeto de iluminação mais eficaz. Além de serem produzidos em grandes tamanhos e formatos especiais, é uma ótima maneira de inovar.

O material é utilizado principalmente para que os ambientes tenham uma iluminação difusa e natural, sem sombras fortes ou demarcadas. Esse recurso já é bastante utilizado em projetos de iluminação de lojas de roupas, por exemplo, possibilitando um ambiente claro e agradável. Mas vale ressaltar que esse é um recurso dinâmico e muito versátil, e que pode atender as suas ideias mais criativas. 

 

Ambientação de espaços

Você como arquiteto, já sabe que a iluminação faz toda a diferença, e por isso, deve usá-la sempre a seu favor.

Apesar de ser utilizado com o tecido geralmente branco, o Alumilight da Alumipac, possibilita as mais variadas cores e intensidades de luz. As temperaturas de cor dentro da caixa variam de 3.000 a 6.000 Kelvin, diversificando do ambiente quente e aconchegante, passando ao claro natural e chegando até o branco comercial. Possibilitando combinações e traduzindo várias sensações aos ambientes. 

Imagens de um projeto da Arquiteta Polly Cury (@pollycury).


No projeto da Loja Via Venetto, por exemplo, a ideia era trazer um aspecto natural ao ambiente comercial. O projeto de iluminação foi desenvolvido com perfis de 40mm e o tecido (backlight) na cor branca 6000k – temperatura similar a luz solar, que permite que o olho humano consiga ver as cores de forma mais precisa –. Deste modo, a iluminação da loja ficou super clara e agradável, facilitando a visualização das cores reais dos produtos.

 

Dando vida à iluminação

Outro fator interessantíssimo para o seu projeto é a possibilidade de ousar. Claro, na iluminação. Pensando nisto, o Alumilight foi desenvolvido para garantir a possibilidade de iluminar com variações de cor e intensidade, através de LEDs.

Outra possibilidade é a utilização de lâmpadas Tubo LED, que acabam tendo um custo menor. Neste caso é preciso que as caixas sejam construídas com pelo menos 30 cm, porém os módulos de LED podem ter apenas 5 cm de profundidade.

 

Ideia, desenho, processo e finalização

Todo projeto arquitetônico tem, mais ou menos, a mesma linearidade de execução, e em todas as etapas, a otimização dos custos e do tempo são primordiais, não é mesmo?

Pois bem, além de ser um material de fácil instalação, o painel luminoso da Alumipac pode ser uma estratégia com ótimo custo benefício.

O painel é simples, fácil de montar e também de ser substituído – esse é um ponto importante quando a ideia seja usá-lo como solução de comunicação visual. Veja exemplos aqui.

O transporte também não é um problema. Apesar de utilizarmos tecidos que permitem que as caixas sejam construídas com até 3 m de largura e com comprimento de até 50 m, todo material vai desmontado, o que reduz o custo do frete.

E claro, preservamos pela versatilidade. Você pode comprar a caixa pronta iluminada, de acordo com o que precisar. Ou então, pode comprar apenas o perfil com o tecido, podendo instalar e iluminar como desejar.

 

Incrementando seu projeto de iluminação

A iluminação interfere diretamente na percepção dos ambientes e cabe ao seu projeto de iluminação determinar a sensação que cada pessoa deve sentir.

Pensando nesse detalhe, e não se esquecendo da proposta do espaço, foi que os arquitetos do pub Folks optaram por fazer algo diferenciado com os painéis de luminosos. Aplicado no teto da casa de festas, o Alumilight com a impressão de um mapa do Velho Oeste, trouxe uma iluminação periférica, com um toque de modernidade. Confira este case de sucesso.


Seja para iluminar residências, ambientes corporativos ou mesmo uma casa noturna, seu projeto de iluminação deve considerar um quesito em particular, a sensação que você quer causar. E a versatilidade do painel luminoso pode te ajudar a criar infinitos ambientes.

Além destas, temos outras dicas para te ajudar a incrementar seu projeto de iluminação. Quer saber mais? Fale agora com um consultor!

Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR