carregando

Por que é importante investir na segurança de máquinas e equipamentos?

Veja os motivos para proteger a sua empresa e os colaboradores

Segurança é a palavra-chave para uma empresa que se preocupa com o bem estar de seus colaboradores. Ainda mais quando no ambiente de trabalho há a presença de máquinas industriais.

Por mais que as máquinas sejam uma das criações tecnológicas que mais ajudam no labor, elas ainda representam uma parcela de perigo quando não estão dentro de normas e regulamentações.

Infelizmente, a combinação entre máquinas sem proteção e colaboradores sem instruções geram os temidos acidentes de trabalho,  definidos como lesões corporais ou perturbações funcionais no exercício do serviço.

Nenhuma empresa quer um acidente de trabalho no seu portfólio. Por isso, ressaltaremos alguns motivos de por que é tão importante investir na segurança de máquinas e equipamentos.

1. Amparo de leis

Além do principal motivo: evitar os acidentes de trabalho, outro fator de importância é estar dentro de todas as leis brasileiras que regulamentam o uso de máquinas nos ambientes de trabalho. Como por exemplo as normas de segurança obrigatórias NR-10 e NR-12 (Leia mais).

Caso haja algum acidente, o empregador é obrigado a arcar com despesas médicas, exames, medicamentos, internações ou tratamentos do acidentado. E em algumas situações, o colaborador pode requerer indenização por danos morais ou estéticos.

2. Motivação para a equipe

A segurança no dia a dia do trabalho motivará sua equipe a realizar suas funções com mais tranquilidade ao saberem que estão protegidos. Manusear máquinas que oferecem o risco de amputar ou esmagar algum membro do corpo faz com que o serviço se torne mais tenso e exaustivo.

3. Campanha positiva 

A imagem da empresa certamente irá ganhar destaque positivo entre os clientes. Um empresa que é bem cuidada e cuida dos seus funcionários, passará a impressão de comprometimento e dedicação com os serviços oferecidos.

4. Reduzir perdas de material patrimonial

A proteção ao maquinário irá consequentemente fazer com que os equipamentos sejam conservados, gerando um custo-benefício grande para a empresa. Isso acontece, pois o contato com elementos externos no ambiente é menor.

Ao colocar todos esses motivos na ponta do lápis, você verá o quanto vale a pena investir na segurança de máquinas e equipamentos na sua empresa.

Personalização e adequações específicas

Cada maquinário exige uma padronização, isso quer dizer, cada uma possui especificações próprias como tamanho e o tipo de funcionamento, por isso a proteção é projetada de acordo com a área de atuação do equipamento e suas dimensões, além dos procedimentos operacionais a ele impostos.

A Alumipac, preocupada com a saúde do seu negócio e pensando em como criar uma solução para esse tipo de necessidade, desenvolveu uma linha de equipamentos para a proteção de máquinas. Feitas em alumínio, um material de qualidade e alta durabilidade, as peças garantem a execução perfeita de dispositivos de segurança para o seu negócio.  

Quer saber como a Alumipac pode te ajudar a cuidar da proteção dos seus colaboradores e de sua empresa? Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!

Compartilhar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Converse com um consultor sem compromisso e tire suas dúvidas!
FALAR COM UM CONSULTOR